Reações depressivas normais e de adaptação.
Os sentimentos de tristeza, desânimo e falta de prazer não implicam necessariamente a ocorrência de uma depressão. Há situações na vida de qualquer pessoa que serão marcadas pela tristeza: luto pela morte de familiar ou amigo; separação conjugal; perda de emprego; insucesso de um projecto pessoal, etc.
As reacções depressivas normais, como o luto, são portanto reacções normais aos acontecimentos de vida mais difíceis da vida de qualquer pessoa, que se instalam e persistem por alguns dias ou semanas, e em seguida cessam, gradualmente. A maioria das vezes não requerem tratamento, mas algumas vezes é recomendada psicoterapia, pois não raramente essas reacções normais podem ser factores que desencadeiam um estado de depressão que se prolonga mais do que o normal.
A perturbação de adaptação trata-se de uma reacção um pouco mais grave do que a ocorre em reacções depressivas normais da vida, mas não tão intensa como a depressão major. Geralmente, ocorre um estado de angústia com humor deprimido, ansiedade, preocupação e um sentimento de incapacidade de adaptação. Estes surgem após um acontecimento de vida marcante (ex: separações, mortes na família, acidentes, doenças graves). Os sintomas têm início no primeiro mês da ocorrência do acontecimento stressante e não excedem 6 meses de duração. Geralmente requerem um tratamento médico com psicoterapia e, eventualmente, o uso de medicação durante um curto período de tempo.