Perturbações do sono.
A insónia é a percepção/queixa de sono inadequado ou de baixa qualidade. As queixas mais frequentes são: dificuldade em adormecer, acordar frequentemente durante a noite e dificuldade em voltar a adormecer, acordar muito cedo e ter um sono não reparador.
A insónia transitória e intermitente geralmente ocorre sob uma ou mais das seguintes condições: stress, ambiente barulhento, mudanças no ambiente ao redor, problemas no horário de dormir/acordar (ex: jet lag) ou efeitos colaterais de medicamentos. Pode não requerer tratamento, mas se há sonolência diária e alteração do funcionamento, a medicação hipnótica de curta duração pode melhorar o sono e atenção no dia seguinte.
A insónia crónica é mais complexa, podendo resultar de diferentes factores: doenças psiquiátricas (ex. depressão), doenças médicas (ex: insuficiência cardíaca, asma, apneia do sono, doenças osteoarticulares, hipertiroidismo), e estilos de vida (mau uso da cafeína, álcool ou outras substâncias, stress crónico, trabalho nocturno ou em turnos). Importa diagnosticar e tratar problemas médicos ou psicológicos que possam condicionar a insónia.