Factos acerca das doenças mentais.

As doenças mentais são doenças do cérebro. Não são ultrapassadas meramente pela “força” ou “vontade” e não têm relação com o carácter ou inteligência da pessoa afectada.

As doenças mentais geralmente afectam pessoas na fase de maior fulgor das suas vidas, por exemplo na adolescência ou início da idade adulta. Todas as idades são susceptíveis, embora os jovens e idosos sejam os mais vulneráveis.

Sem um tratamento adequado as consequências da doença mental para o indivíduo e a sociedade são impressionantes: incapacidade, desemprego, abuso de substâncias, suicídio, situação social e financeira precária, etc.

Os tratamentos mais recentes para as doenças mentais graves (que incluem uma combinação de tratamento farmacológico e psicossocial) são eficazes, com redução significativa dos sintomas e melhoria da qualidade de vida em 70 a 90% dos indivíduos.

Parece ser vital a identificação e tratamento precoce, sendo que o acesso ao tratamento e o apoio à recuperação podem melhorar o prognóstico da doença.