A recuperação é possível.

As doenças mentais são doenças médicas que podem alterar o pensamento, o sentimento, a disposição, a capacidade de relacionamento interpessoal e o funcionamento pessoal. Assim como a diabetes ou a asma, as doenças mentais podem ter impacto na qualidade de vida e afectar a resposta individual às exigências da vida.

Existem diferentes doenças mentais, como a depressão, a esquizofrenia, a doença bipolar, a perturbação obsessivo-compulsiva, a perturbação de pânico, a perturbação de stress pós-traumático ou a perturbação borderline da personalidade. Apesar da natureza crónica destas doenças, a recuperação é possível.

A doença mental pode afectar pessoas de qualquer idade, raça, religião ou estatuto sócio-económico. As doenças mentais não são o resultado de fraqueza pessoal ou falha no carácter. As doenças mentais têm tratamento. A maioria das pessoas com doença mental grave consegue sentir alívio nos seus sintomas ao participar activamente no plano de tratamento individualizado.

Além do tratamento com fármacos, existem outras formas de tratamento, como a psicoterapia, grupos de ajuda mútua, etc. que podem fazer parte do plano de tratamento e potenciar a recuperação.

A disponibilidade de meios de transporte, uma dieta adequada, a prática de exercício físico, o sono, a existência de um grupo de amigos, a participação em actividades que forneçam sentido para a vida, podem contribuir para a saúde em geral e bem-estar, incluindo a recuperação de um episódio de doença mental.